Mindset fixo e de crescimento. Você sabe qual é o seu? – Next Coworking

Mindset fixo e de crescimento. Você sabe qual é o seu?

Uma colônia de férias que fez sentido!
janeiro 29, 2019
Um ano de conexões e muito networking
julho 10, 2019

No último encontro do Next Book (12), o clube do livro que acontece no Next Coworking, que é conduzido pela psicóloga e coach Elo Machado e pelo life coach Elton Luiz, a mesa redonda foi sobre o livro “Mindset”, da psicóloga Carol Dweck.

Dweck dedicou sua carreira a entender porque algumas pessoas têm sucesso e outras não. Em sua jornada, descobriu que o seu humano possui duas mentalidades, ou seja, dois tipos de MINDSET: o fixo e o de crescimento. É sobre isso que o livro MINDSET trata. Vamos as diferenças entre esses dois tipos de mentalidade?

– MINDSET FIXO: Quando acreditamos que nascemos com determinadas características e que não podemos desenvolver outras. Aqui, o acredita-se que o talento cria o sucesso sem esforço.

– MINDSET DE CRESCIMENTO: Quando acreditamos que por meio do esforço podemos desenvolver qualquer potencial qualidade em nosso cérebro.

A autora expõe que podemos apresentar os dois tipos de mentalidade, dependendo de como encaramos cada área de nossas vidas. Pode ser que a respeito dos seus relacionamentos interpessoais você possua um mindset fixo, enquanto que nas suas finanças seu mindset é o de crescimento. O importante sempre é buscar e estar aberto ao mindset progressivo, pois é por meio dele que vamos alcançar mudanças significativas e evolução pessoal.

O exercício para saber se você possui mindset fixo em alguma esfera da sua vida é a reflexão. Como você se comporta quando recebe uma proposta, seja ela qual for. Sua primeira reação é recusar? Seu pensamento é de que não vai conseguir realizar aquela determinada coisa, que aquilo é impossível de acontecer? Como você se comporta quando vê alguém se destacando em alguma função? Você acha que o Michael Phelps nasceu nadando? Que o Usain Bolt saiu correndo da barriga da mãe? Jordan nunca precisou de treino pra se tornar o maior jogador de basquete da história? Os grandes empresários, Bill Gates, Steves Jobs simplesmente tem um QI alto e seus únicos destinos eram o sucesso? Se sua resposta foi sim pra qualquer uma dessas perguntas, possivelmente há um mindset fixo em seu funcionamento cerebral. Todos esses e muitos outros casos de sucesso com certeza apresentam inúmeros talentos, mas para chegar aonde chegaram, tiveram que ralar muito. Há muito esforço por trás do sucesso duradouro! Anos de estudo, horas de treino, muito planejamento e ação.

Você acredita que por meio de treino e dedicação pode desenvolver aquela habilidade que tanto precisa? Se não, pode ser que o mindset fixo te impeça de alcançar o sucesso que você tanto almeja. Para que a gente consiga “virar a chave” do fixo para o progressivo, precisamos antes de tudo acreditar que conseguimos. Entrar em contato com as histórias de vida das pessoas que vocês admiram, querem se tornar. Analisar a trajetória dos grandes. Afirmações positivas também são um caminho para que nosso cérebro comece a entender e mude a forma de funcionamento. O próprio livro apresenta muitas dicas e exemplos práticos para que consigamos alcançar o mindset de crescimento. Vale a pena a leitura, recomendo demais!

Até a próxima,

Elo Machado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bem-vindo ao nosso site, se você precisar de ajuda, utilize o WhatsApp para falar conosco rapidamente!
Powered by
X